O que é Sistemas Operacionais?
Segundo Paulo José (2002), SO é um tipo especial de software (os programas) que gerencia informações para que a máquina se comporte de uma determinada maneira. Pode se dizer que SO é o chefe dos softwares, pois seu objetivo é controlar a máquina para que os outros programas rodem.
Objetivo dos SO:
Reduzir a complexidade de uma tarefa, melhor dizendo, esconder a complexidade de uma tarefa para os programadores comuns. Ele fornece um conjunto de comandos, conhecido como: system calls, que são usados pelos programadores para se comunicar com os recursos de hardware (NETO; COELHO).
São responsáveis pelos:
Os sistemas operacionais são responsáveis pelo gerenciamento de memória, do processador, de arquivos, de proteção e de dispositivos (para saber mais leia arquivo de Romildo Martins Bezerra, link disponível abaixo).
Tipos de SO:
Eles podem ser divididos de acordo com a interação dos seus usuários com os programas, número de programas que estão sendo executados simultaneamente, e o tempo de resposta que é exigido, afirma Maria Aparecida e José Carlos (2006). São eles: Sistemas Operacional Batch, Sistemas Operacional monousuário-monotarefa, Sistemas Operacional monousuário-multitarefa, Sistemas Operacional multiusuário-multitarefa, Sistemas Operacional de rede e Sistemas Operacional de tempo real.
Referências:
http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/sist_operacional/aula_03.html
http://www.inf.puc-rio.br/~inf1503/material/01_Ap_Nocoes.pdf
http://www.inf.ufrgs.br/~alvares/INF01040/ApostilaConceitosBasicos.pdf
http://www.ifba.edu.br/professores/romildo/downloads/ifba/introducao-processos-memoria.pdf
Acho que o computador só se tornou a máquina que ele é hoje por conta da evolução dos SO, em particular, Windows e MacOS, afinal foram os pioneiros né kkk. Mas sei que a tendência é só eles melhorarem daqui pra frente
ResponderExcluir