sexta-feira, 27 de junho de 2014

Windows Phone

Fonte

E no clima de greve e gripe (obrigado inverno) vamos finalizar as postagens dos sistemas operacionais móveis, nessa postagem falaremos sobre o Windows Phone.

Comparação entre o Windows Mobile e o Windows Phone. Fonte
Desenvolvido pela Microsoft e com foco na fluidez e no baixo consumo de hardware, o Windows Phone é o S.O. Móvel que diferente dos outros mostrados até agora (Firefox OS e Ubuntu Touch) possui código, ou seja, seu desenvolvimento só é feito através de funcionários da Microsoft ou de empresas/pessoas com autorização da mesma.

Sucessor do Windows Mobile, o Windows Phone deixou de ser um sistema focado no mercado empresarial, onde disputando espaço no mercado contra a BlackBerry, e passou a ser focado no mercado consumidor, onde enfrenta principalmente o IOs e o Android.



O kernel utilizado atualmente (a partira da versão 8) é o Windows NT, mesmo kernel utilizado no Sistema para computadores Windows 8 e no sistema operacional do Xbox One. Isso significa que eles compartilham as configurações de segurança, conexão, arquivos, etc... Mas isto não implica que uma aplicação seja compatível com todas as plataformas.

Boa parte dos celulares com Windows Phone possuem um hardware modesto, e apesar do sistema não possuir um numero exorbitante de aplicações as que já existem apresentam bons resultados sem perder desempenho. Em matéria vista no Tecmundo, de acordo com o site All About Windows Phone, 99,6% dos app são compatíveis com aparelhos com 512 MB de memoria RAM, e 98,4% são compatíveis com aparelhos com uma memoria ainda menor, 256 MB. Isso faz com que por mais simples seu celular com Windows Phone seja, ele não vai sofrer com problemas de aplicativos incompatíveis ao seu sistema. (exceto em jogos extremamente pesados é claro).
Fonte



Metro em todos os aparelhos. Fonte
A interface utilizada pelo sistema é a Metro, que tem o objetivo de ser simples, limpa e moderna. A interface Metro foi desenvolvida justamente para o Windows Phone, mas logo depois migrou também para o Xbox e para o Windows 8. Apesar de Muitas pessoas ainda não gostarem da Metro, esse modelo minimalista e de cores solidas tem se tornado popular devido a sua clareza e sua economia de recursos.


Para desenvolver para Windows Phone você pode utilizar HTML, Javascript, CSS, C#, C++, Visual Basic, Silverlight, etc. Podendo utilizar várias linguagens em uma mesma aplicação. Para mais informações consulte o site de desenvolvedores de Windows Phone da Microsoft, DevCenter.

Como sempre, no final da postagem deixo videos para quem quiser ver se se aprofundar mais no assunto, o primeiro vídeo é do pessoal do tecmundo fazendo uma analise do windows phone 8.1 (versão atual do sistema),




Obrigado e se lembre de deixar seu comentário.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Phone
http://windowsphonebrasil.com.br/categoria/desenvolvimento/
https://dev.windowsphone.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Phone_8
http://www.digitaltrends.com/computing/rumor-xbox-one-will-run-windows-8-apps/#!4XXTf
http://www.tecmundo.com.br/windows-phone-8-1/53994-como-a-microsoft-consegue-rodar-o-windows-phone-8-1-com-512-mb-de-ram.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário